terça-feira, 30 de setembro de 2008

Conversa eloquente (eloqüente?) sobre a língua tupiniquim.

Estava eu feliz e contente, trabalhando, e estudando e atendendo clientes, e etc. Daí uma notícia na minha caixa de entrada sobre o decreto que o Lula (alsdfnakhfkansdkfns) acabara de assinar. Deixei de lado e hoje resolvi olhar o decreto inteiro.

Deparo-me com a (infeliz) mudança da nossa Língua Portuguesa, para que ela se aproxime mais das demais nações também de mesmos palavreados.

Aí tive uma alucinação... de uma conversa comigo mesma:

- Eu estou aqui. Bem aqui ó

- Ó eu!

- Mudaram o português... tenho que voltar para a escola!

- Vi na matéria da Folha as mudanças.

- Baniram o trema. Eu adoro o trema! Ubiqüidade! O que será agora dos cinqüenta! Da lingüiça...

- Calma!

- Ahhhhhh meu Deus! Estou em depressão. Juro.

- Que dó, agora estou preocupado com você.

- Sério.. eu sou fissurada por ortografia. Odeio erros de português e agora estou suscetível a eles a qualquer instante. Nada mais faz sentido.

- Você é fissurada por escrever.

- Paradoxal meus pensamentos... Nas minhas teratologias mais longínquas (longínqüas?) eu jamais imaginaria algo assim.

- Você é excelente escritora!

- Escritora eu não sei, mas o trema era tão bonitinho. Parecia uma cara sorridente no Meio do meu texto... Ü. Viu? Consegue perceber? E agora eu nunca mais vou tê-lo... Ele se foi, para nunca mais voltar.

A conversa sobre o trema acaba aqui. Deixo aqui minhas mais felizes lembranças ao lado dele.

Não obstante tudo isso, nosso vernáculo sofreu outra atrocidade.

Reescreveram todas as regras de acentuação de oxítonas. Das paroxítonas também. Mas não só. Também das proparoxítonas, que pra mim, a vida inteira, eram todas acentuadas! Ahh!

Terei sim de voltar ao colégio e reaprender tudo!

Porque não eliminam o maldito x, que pode ser substituído por qualquer coisa nessa vida. Não. Pior, me aderem o K, o W, e o Y!

(KY! hahaha, que péssimo, só pra isso mesmo...)

E isso, é só o começo!!

Acho que a crise dos EUA é desgraça pouca perto de tudo isso!

Chega!

Quero meu vernáculo tupiniquim de volta!

3 comentários:

Cafeína disse...

Eu também amo a trema!!!


Não deixarei de usá-la. Serei como os chiques que ainda escrevem Mvnicipal!

Anônimo disse...

Eu também acho um absurdo, tá, super legal unificar a língua portuguesa e blablabla (irônico o decreto ser assinado pelo Lula...) mas assim, sabe? e os acentos de diferenciação, como ficam? pára (do verbo parar) virou preposição agora... e como vou saber se existe ou não o "ui" ou o "ue"(ou outras variantes) que eram diferenciados pela trema quando me deparar com uma palavra nova??

Sinto duas coisas:
1- que devo voltar para o colégio (coitada das professoras de português!)
2- que estou velha! lembro muito de livros da vó Zefa que a gente lia na chácara com acentos em todas as palavras, achando super legal o jeito como era a escrita antes...

Mas vou achar chiquérrimo escrever errado e saber disso. Prezo pelo português correto e me irrito com erros de ortografia (e gramática também, mas acho que o português coloquial permitem erros).

Para mim as regras de acentuação, muito bem lecionadas pela professora Leopoldina, sempre serão:

Oxítonas terminadas em a, as, e, es, o, os
Paroxítonas terminadas em UMXUSRISNÃOLÃ, ditongo e (não lembro o outro)
TODAS AS PROPAROXÍTONAS SÃO ACENTUADAS.

Carla disse...

Brilhantemente sustentado por The Green!

E trema é substantivo masculino mesmo...

Ahhh. Que coisa...