sábado, 19 de abril de 2008

As melhores maçãs

Hoje tive um daqueles intermináveis almoços de família para comemorar o aniversário de vinte anos de um primo.
Diferentemente do comum, dessa vez vez todos os tios, tias e primos estavam presentes. Era tanta gente na mesma sala, que parecia impossível manter uma conversa por muito tempo.
Pior que isso, não havia lugar para todo mundo. Sabe aquela história de "é que nem coração de mãe, sempre cabe mais um"? Tudo mentira, dessa vez nao cabia mais ninguém.
Tanto que eu, terceira neta mais velha, tive que me sentar numa daquelas mesinhas abomináveis de plástico, junto com meus primos-crianças e minha prima adolescente rebelde.
Parênteses: naturalmente eu já sou uma pessoa mal humorada. Hoje eu estava no meu auge. Era um almoço que tinha como prato único uma comida que eu detesto: feijoada.
Continuando. 
Enquanto eu me deliciava com a salada e o arroz, aquela minha prima, a adolescente, resolveu me mostrar imagens do seu iPod.
Nesse momento eu já tinha passado da fase da descrença e da raiva e me encontrava na da  "aceitação". Isso mesmo, eu resolvi que não adiantava relutar, pois eu ia ter que encarar o almoço e as imagens no aparelhinho mágico da Apple.
Quando eu menos esperava, apareceu a imagem de uma árvore, formada por palavras- era uma histórinha pseudo auto-ajuda.
Não me lembro exatamente dos termos e frases usadas, mas a idéia era mais ou menos a seguinte:
As meninas são as maçãs de uma árvore e os meninos são os individuos que querem colher as maçãs.
As melhores maçãs são aquelas que se encontram no topo da macieira, onde ninguém alcança e os meninos, por medo de subir e cair, acabam colhendo apenas as frutas que já cairam ou as que são faceis de pegar.
Resumindo. As melhores meninas nunca são comidas ou tocadas pelos meninos, devido ao medo que eles têm de se machucar. Já as meninas fáceis, embora não tão gostosas, são as primeiras a serem comidas. 
Essa é a comprovação de uma teoria que desenvolvi numa conversa de bar, com uma grande amiga: as melhores pessoas são sempre mais solitárias, pois elas se diferenciam  das demais e, por isso intimidam as pessoas que deseja atrair.
Agora, o que eu achei fantástico nesta historinha não foi nem a capacidade de ela mudar meu humor e de salvar o resto do meu dia. Mas a sua simplicidade e ambiguidade, porque convenhamos, falando de relacionamentos, dava para escolher uma analogia melhor do que uma macieira?Ou palavras melhores do que comer, gostosas e fáceis, quando o assunto é sexo?
Enfim, achei fabuloso, inspirador, esclarecedor. Adorei!

E pessoal, tenho uma declaração a fazer. Eu estou no topo!

(se a gente não pensar assim, quem vai pensar, não é mesmo?)

PS .O lado bom de ser das fáceis de pegar é que tem uma coisa que as pessoas não poderão dizer a seu respeito: que você é mal comida.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ok, pra começar, o texto alegrou o meu domingo chuvoso na frente do computador. Isso pq eu n chego nem perto de ter o mau humor declarado por Endorfina!
Em seguida lembrei de um amigo q tem o bendito texto das maçãs na descrição do orkut:
"As melhores mulheres pertencem
Aos homens mais atrevidos
Mulheres são como maçãs
em árvores.
As melhores estão no topo.
Os homens não querem alcançar
essas boas, porque eles têm medo
de cair e se machucar.
Preferem pegar as maçãs podres que
ficam no chão, que não são boas como
as do topo, mas são fáceis de
se conseguir.
Assim as maçãs no topo pensam que
algo está errado com elas, quando na
verdade, Eles estão errados...
Elas têm que esperar um pouco para
o homem certo chegar, aquele que é
valente o bastante para escalar até
o topo da árvore."
(Machado de Assis)
O q eu n sei é se Machado de Assis foi o autor dessa linda metáfora ou da frase q vinha a seguir no orkut do menino... Me parece mais intrigante deixar a dúvida.
Agora, fiquei curiosa com a imagem! Q tal pedir pra prima e postá-la aqui?
Bom, td isso era só pra dizer q o blog está incrível!
Conquistaram uma fã. Posso ser a número 1? (ok, sem ataques de carência)
Visitarei com freqüência para me manter a par das fofocas.
Beijos

Cafeína disse...

clap clap clap...