quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A Islândia faliu... e daí?


Se o mundo passa por uma crise tão ruim quanto a de 1929, chega a ser no mínimo excitante. Talvez por que todo o meu dinheiro não esteja na bolsa, ou por que tenho 50 euros na minha gavetinha... nas minhas proporções, pouco me afeta. Mentira. 

Já ouvimos ontem numa aula de marketing (ou algo assim...) que haverá uma triagem. Empresas boas sobreviverão, empresas fracas quebrarão. O mesmo com bancos e pessoas... isso sim nos afeta. Iniciamos uma nova fase no mundo. Incrível. A China tremeu.

Quanto à Islândia, ela fica quase no polo norte. OK, mesmo assim quero falar dela. Devido ao endividamento excessivo à banca e ao crédito mal parado de proporções bizarramente gigantes ela se f... levaram o Glitnir (terceiro maior banco do país) a ser nacionalizado e declarou a temida falência técnica. Pediu ajuda à Suécia e apelou, pediu 5 bilhões à Russia mais um pouquinho de vodka, pra cuidar da fossa... O pedido foi negado. 


Quem, na balada, se deu mal foram os 300 mil clientes britânicos que tinham seu dinheiro seguradinho em bancos no meio do gelo. Perderam tudo e foram bater na porta da glamurosa rainha.



O mundo vê uma crise inédita para essa geração. No momento, o dolar a R$2,20. tudo logo se estabiliza e tudo voltará ao normal. (O dólar já estava R$2,17 ao fim do post). E se alguém tiver com uma graninha sobrando, aproveite que agora é a hora de investir, seja pioneiro dessa nova fase.

4 comentários:

Anônimo disse...

im your favorite reader here!

Efedrina disse...

será que em breve teremos vários suicídios,e crashs e ... que empolganteeee! :)

Anônimo disse...

mto simpática a dona rainha (na foto, né?)

entao... lembrando do seu post a respeito da Islandia, e muito bem escrito, by the way, estava eu aqui lendo a suuuuper revista Gloss (glamurosa!!) e leio:

"Já regou seu anel hoje?" (coisa bizarra)
"Nascido na Islândia, o país que de tão gelado tem vegetação rasteira, o designer Hafsteinn Juliusson acabou dando um jeito de levr a natureza sempre com ele. Criou jóias que brotam, literalmente. A grama dos anéis, por exemplo, precisa ser aparada e molhada com um preparado que acompanha a peça. Expostas na vitrine, as jóias mais parecem canteiros em miniaturas." (bizarro)

mas meu point é: a Islândia talvez tenha falido, mas está com tudo nas notícias! Quem sabe um pouco de marketing nao ajude o país também??

Carla disse...

Eles já colocaram a venda no E-bay, mas como tem que retirar in locu, ninguém se habilita...