segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A feias que me perdoem, mas beleza é fundamental

Há um bom tempo ja se fala da rigidez com o que o mundo da moda e consequentemente ou outros mundos lidam com a beleza. Um padrão sempre existiu, mas nunca de forma tão excludente e preconceituosa. Não só a beleza ficou associada a perfeição e magreza quase doentia, como o feio ficou excluido. A prova disso é a quantidade de meninas com anorexia ou bulimia e o aumento da procura por cirurgias plásticas.
























E agora, num momento de provavel simpatia excessiva com o feios, resolvi lembrar de um moça que a gente não gosta muito, mas que hoje merece reconhecimento. Preta Gil. Quem não se lembra da capa de seu CD em que ela e seus quilinhos a mais, superando as modelos de Bottero, aparaceram da forma como ela veio para o mundo? Eu me lembro. E me lembro também do retoque que deram, pois até mulheres magras tem celulite.




























Além dela e agora da Mulher Melancia, foram poucas as mulheres que se assumiram fora do padrão. E quando digo isso, não me refiro aqueles que o fazem para demonstrar estilo porque tem um cabelo diferente, ou um nariz maior do que a media grega. Estou falando dos gordinhos e feios mesmo.

Tamanho é o tabu disso, que eu fico quase com peso na consciencia em dizer "dos feios". POrque ai demonstro meu proprio julgamento, aquele extremista, de que falei acima. Mas o que vem ao caso é exatamente isso. Em contrapartida ao belo, parece que começou um movimento dos feios, que tem como ícone aquela menina do seriado Ugly Betty. Comunidades no orkut dizendo "sou feio e daí?" nao param de crescer e eles apostam na afirmação e no reconhecimento de que voce nao corresponde ao padrão como um inicio de auto cohecimento e satisfação com si próprio. Mas vale lembrar que homens tem mais facilidade em assumir isso. Paciencia.

(Mas daí entra uma qustaão cultural que reduz a feminilidade de uma mulher quando ela é considerada feia e não abala a masculinidade dos homens quando eles são feios)

Agora o mais legal de tudo. Já que o belo virou padrão e segundo Kotler, no marketing você precisa se diferenciar dos concorrentes, algumas marcas já optaram pelo feio. Foi o caso da Calvin Klein, que escolheu para uma campanha de calças jeans um magrelo de dentes tortos e expressão caipira, encontrado onde? Numa agência chamada Ugly Models. Fantastico.

Mais exemplos do movimento feio:
Livros " História da Feiura" e " A vida sexual de uma mulher feia".
Seriado Ugly Betty
Filme de Stallone, "The Expendables" (olha que exemplo lindo. Hollywood escolhendo elenco feio)

E para finalizar:

Para os meninos

























Para as meninas

Um comentário:

Contos de Felina disse...

Endorfina:
Amei esse post.. maravilhoso..
Como ng comentou?
Bom, fico feliz com isso pois tenho algumas opiniões a respeito.. farei um post hj de continuação, ok?