domingo, 18 de maio de 2008

John Cage

John Cage. Até pouco tempo atrás eu nunca tinha ouvido falar dese compositor erudito. Inclusive, pelo estilo de suas composiçoes nunca imaginei também que ele não estivesse mais vivo.

Durante a década de sessenta ele foi um dos colaboradores para a criação do movimento Fluxus, o qual se baseia na união de diversas formas de expressão, tais como artes plasticas, musica e literatura, para criticar o caráter mercadológico das producoes da época.

Todo esse ar anti-arte e pseudo dadaísta inspirou o artista em questão em sua mais famosa produção:a peça 4'33".Ela é nada mais nada menos do que quatro minutos e trinta e tres segundos de silêncio, interrompidos apenas por tosses dos musicos e viradas de paginas.

Nao direi mais nada sobre essa maravilha do mundo da música.
É preciso assistir para entender tamanho sucesso.

(Não assistam ele inteiro. Enche o saco.)



O que me faz questionar é o fato de que eu acho interessante o dadaísmo. Gosto de Duchamp. Acho genial a sua mais famosa obra, aquela do mictório invertido. MAs não sei até que ponto essa ruptura é significativa e realmente inovadora.

Nenhum comentário: