FInal de curso.
TCC terminando.
Formatura se aproximando.
Necessidade de fazer um texto para o yearbook(cafona). Ai vai o meu de primeira mão.
Outro dia sonhei que estava viajando pela Europa quando de repente sentia dores na minha boca. Fui correndo para frente do espelho e mexi no meu maxilar, como que para colocar meus dentes no lugar. Era uma sensação parecida quando estamos estressados e nossas vértebras parecem encavaladas, truncadas. Só que eram os dentes da minha boca que estavam assim.
Num rápido estalo, todos eles começaram a cair, um, depois o outro e mais outro. E no total foram oito. Banguelei aos meus 21 anos de idade.
Com um desespero até que controlado e, racionalizando o que tinha acontecido, eu me decidi: vou continuar minha viagem, mas farei uma parada no dentista para colar eles de volta. Guardei aqueles pedacinhos de osso em um saquinho plástico transparente estilo zip lock, coloquei na minha bolsa e parti. Sozinha.
Acordei assustada, depois de muitas aventuras e da tentativa fracassada de consertar meu sorriso.
Olhei no espelho e lá estavam eles, bonitinhos e um pouco tortinhos, como sempre. Meus dentes. Nunca gostei tanto deles. Nunca mais vou reclamar do fato de ainda ter quatro dentes de leite - defeito de fábrica, reclame com mamãe e papai. Alivio total.
Dias depois, ao comentar com uma amiga sobre este sonho, ela me disse:
Mas sonhar com isso é super comum! Nunca ouviu falar?
Não.
Significa mudança de fase. Como quando você é criança e perde os dentes antes de entrar na adolescência.
Mudança de fase. Faz sentido. Embora relutante, assumi que estava virando gente grande. E que, querendo ou não, uma nova fase está prestes a começar. Meus dentes caíram e outros vão crescer. No momento, sorrio banguela.